
Após um mês de ausência de bloguices, aqui estou eu de volta e, desta vez, para vos escrever sobre a COPA que se aproxima.
Como muitos dos meus leitores (e leitoras - saúdo-as desde já) sabem daqui a 4 dias estarei em Colónia a sentir de perto o clima da Copa. Pela primeira vez na vida, vou estar LÁ! E que diferente são os jogos de torneios como este dos jogos do nosso campeonato ou mesmo da Champions. É o perfume da COPA! É a ilusão que 32 países têm à partida de no dia 9 de Julho verem a sua bandeira e ouvirem o seu hino. E atenção: todos têm legitimidade para sonhar. Obviamente que há selecções mais favoritas e outras menos favoritas mas esse favoritismo apenas é suposto pela valia das individualidades que constam nos seus planteis. Mas uma coisa é certa: quando Angola jogar com Portugal, os angolanos vão ter fé na sua equipa nacional, tal como Costa Rica com a Alemanha, etc, etc.
Quanto à nossa Selecção, penso que é consensual dizermos que "temos que passar a primeira fase". E é mesmo! Não há desculpas a dar se Portugal não se qualificar para os oitavos. A partir daí, já tudo se complica. Se olharem para o calendário, Portugal, se passar, apanhará nos oitavos sempre uma das 4 equipas do Grupo da Argentina, Holanda, Sérvia/Mont. e Costa do Marfim. E aí, meus amigos, será uma prova de fogo à nossa ambição. De qualquer forma, nunca será desonroso ser eliminado por uma Argentina ou Holanda como não será desonroso para eles serem eliminados por nós.
De qualquer forma, não é a ilusão que me leva à Alemanha mas a festa que o Mundial inspira. É a perseguição do perfume da COPA, da emoção e do stress que nos faz vibrar. Ah pois é: ouvir o hino a ser entoado antes de um jogo no Mundial deve ser emocionante demais.
Para acabar, só espero que o Sr.Scolari fale menos, deixe de atacar os jornalistas e que consiga ser capaz de motivar os nossos jogadores a darem o seu melhor pois já que o nosso país está tão mal ao nível da confiança e da alegria, ao menos que a nossa selecção nos dê alegrias!
Como vos disse, vou tentar escrever a partir de terras germânicas tentanto partilhar convosco as imagens que farão as minhas férias na COPA.
ALLEZ PORTUGAL ALLEZ! ÀS ARMAS!