Vozes da Bancada

terça-feira, junho 06, 2006

O perfume da COPA


Após um mês de ausência de bloguices, aqui estou eu de volta e, desta vez, para vos escrever sobre a COPA que se aproxima.
Como muitos dos meus leitores (e leitoras - saúdo-as desde já) sabem daqui a 4 dias estarei em Colónia a sentir de perto o clima da Copa. Pela primeira vez na vida, vou estar LÁ! E que diferente são os jogos de torneios como este dos jogos do nosso campeonato ou mesmo da Champions. É o perfume da COPA! É a ilusão que 32 países têm à partida de no dia 9 de Julho verem a sua bandeira e ouvirem o seu hino. E atenção: todos têm legitimidade para sonhar. Obviamente que há selecções mais favoritas e outras menos favoritas mas esse favoritismo apenas é suposto pela valia das individualidades que constam nos seus planteis. Mas uma coisa é certa: quando Angola jogar com Portugal, os angolanos vão ter fé na sua equipa nacional, tal como Costa Rica com a Alemanha, etc, etc.
Quanto à nossa Selecção, penso que é consensual dizermos que "temos que passar a primeira fase". E é mesmo! Não há desculpas a dar se Portugal não se qualificar para os oitavos. A partir daí, já tudo se complica. Se olharem para o calendário, Portugal, se passar, apanhará nos oitavos sempre uma das 4 equipas do Grupo da Argentina, Holanda, Sérvia/Mont. e Costa do Marfim. E aí, meus amigos, será uma prova de fogo à nossa ambição. De qualquer forma, nunca será desonroso ser eliminado por uma Argentina ou Holanda como não será desonroso para eles serem eliminados por nós.
De qualquer forma, não é a ilusão que me leva à Alemanha mas a festa que o Mundial inspira. É a perseguição do perfume da COPA, da emoção e do stress que nos faz vibrar. Ah pois é: ouvir o hino a ser entoado antes de um jogo no Mundial deve ser emocionante demais.
Para acabar, só espero que o Sr.Scolari fale menos, deixe de atacar os jornalistas e que consiga ser capaz de motivar os nossos jogadores a darem o seu melhor pois já que o nosso país está tão mal ao nível da confiança e da alegria, ao menos que a nossa selecção nos dê alegrias!
Como vos disse, vou tentar escrever a partir de terras germânicas tentanto partilhar convosco as imagens que farão as minhas férias na COPA.
ALLEZ PORTUGAL ALLEZ! ÀS ARMAS!

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Para todos os que gostam de futebol, é o melhor mês de 4 em 4 anos.

Todos nós vivemos o perfume do EURO, e foi um ambiente que não esquecerei nunca. Claro que unca me vou esquecer da manhã seguinte no aeroporto enquanto via os gregos ainda a festejar e o Simão a fazer check in para o mesmo sítio que eu.

Contudo, e voltando a falar da COPA, tenho pena que pelas quotas dos continentes, estejam ausentes tantas selecções de qualidade e estejam presentes tantas equipas de valor médio. São as regras, e jogos grandes só mesmo a partir dos oitavos. Mas não vi grandes jogos na primeira fase.

Mais uma razão para a pressão estar do nosso lado, mas não esqueço a Coreia.

Por falar em perfume, os hinos das equipas são lindos. A começar pelo de Trinidad.

Fico à espera do teu relato in loco da COPA. E do que é ouvir o hino fora do nosso país. Deve ser arrepiante!

E deixa-nos sonhar com um mês de stress e alegrias.

Honestamente, acho que o mais difícil será passar mesmo a primeira fase. A partir daí é sorte para todos, mas a nossa selecção sempre se portou bem com grandes equipas.

Venha a Argentina. Tirando a França, Inglaterra e Holanda, não me lembro de termos jogado derbies internacionais na selecção A.

FORÇA, PORTUGAL!!!!!!

12:59 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Como sabes adoro futebol... mas de facto não tenho ainda conhecimento suficiente para escrever sobre tão impotante prática desportiva! Apenas posso escrever que estou ansiosa para que o Mundial comece, que aquele friozinho invada a minha tão formosa barriguinha e gritar bem alto PORTUGAL, PORTUGAL! Vai e leva contigo um "pedacinho" de todos nós para que a nossa vontade de Ganhar invada aqueles campos e permita que a NOSSA Selecção, uma vez mais, nos ORGULHE do que somos! AH! E fico a guardar as tuas maravilhosas sms!!

;)
RS

9:29 da manhã  
Blogger Teresa said...

Boa viagem, boa COPA (como lhe chamas ;)) e boas férias! :)

Vou ficar atenta aos desenvolvimentos aqui na bancada. :)

11:22 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Até me arrepiei a ler o teu post :-)
Boa viagem para ti e que te divirtas muito ;-)

VIVA PORTUGAL!!!!

Beijocas,
Veruska

11:31 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Boa viagem amigo, e que "força" esteja com a nossa selecção e pró favor não façam as mesmas figuras que os sub-21 acabaram por fazer.

5:08 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Amigo, primeiro boa viagem e que os companheiros dessa grande aventura estejam sempre com a força e alegria que nos habituaram.

Essa grande festa sem duvida vai merecer a atenção de todo o mundo não só dos paises que participam nesta fase.

O nosso portugal tenho pena que por vezes falam de mais e jogam de menos, começando pelo nosso selecionador!!!!!!!!!!!!!

Mas tenho a convicção que os nossos jogadores saberam honrar a nossa bandeira e decerza que todos nós mesmo longe iremos ficar emocionados ao ouvirmos o nosso hino.

FORÇA PORTUGAL
Netto

4:26 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bem vindo de regresso à tua bancada!
Concordo com a Veruska, fiquei emocionada ao ler o teu post... e com inveja de não poder estar ao vivo a sentir o cheiro da copa... mas fica para a próxima! Aproveita bem as férias e BOA SORTE para PORTUGAL!
Beijinhos,

11:55 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home